O separador de sucata é um equipamento estratégico no processo de reciclagem, pois realiza a triagem de materiais metálicos com base em densidade, condutividade ou propriedades magnéticas. No caso de cobre e mistos, o separador atua na separação entre metais ferrosos e não ferrosos, melhorando a qualidade do material recuperado. Essa seleção automatizada é fundamental para elevar o valor comercial da sucata e otimizar a eficiência do processo.
Fale conoscoA AMEQ oferece separadores desenvolvidos com foco na recuperação de metais com alto grau de pureza. Os sistemas são configuráveis conforme a aplicação, garantindo resultados precisos em ambientes de grande volume. A estrutura dos equipamentos assegura resistência a impactos e operação contínua, com baixo custo de manutenção e suporte técnico especializado.
A AMEQ fabrica separadores de cobre, desenvolvidos para atender operações que precisam classificar e limpar cobre misturado com outros resíduos. O equipamento faz a separação do cobre fino do material contaminado, como terra, pó e outros restos, garantindo que apenas o material limpo continue no processo. Esse tipo de máquina é indicado para empresas que trabalham com sucata de cobre e querem melhorar o aproveitamento do material.
Este equipamento tem a função de receber todo volume de cobre misto com impurezas fazendo com que seja extraído todo o volume identificado como isento de contaminação transferindo a parcela contaminada para um setor do equipamento que fará a devida separação de toda parcela fina de metal do volume que será descartado como pó, terra, areias e demais similares.
Todo este processo se dará internamente a empresa com o devido recurso de exaustão totalmente enclausurado sem causar qualquer contaminação ambiental.
Volume do processamento: pode variar de uma tonelada a cinco toneladas por hora de material bruto.
Potência do equipamento: pode variar de 30 HP a 80 HP.
Espaço necessário: pelo menos 200 m² para o equipamento menor e 500 m² pelo menos para o equipamento maior.
O alumínio é um dos materiais mais recicláveis do mundo. Seu processo de refusão é essencial para transformar resíduos metálicos em novos produtos com alta qualidade e desempenho.
Tudo começa com a coleta de sucata de alumínio, após a coleta ela passa por uma triagem para extração de materiais contaminantes, então ela é separada e triturada em pequenas partes e passando pela separação magnética para remoção completa de metais ferrosos e demais contaminantes, processo de secagem e em seguida com o alumínio limpo prossegue para forno de refusão onde é aquecido a uma temperatura de aproximadamente 750ºC, nesta etapa ele se funde e após a refusão o alumínio liquido é vazado em moldes verticais formando cilindros mais conhecidos como tarugos metálicos sólidos, que passam por um rigoso processo de resfriamento e controle de qualidade para ser considerado um produto final acabado dentro das normas sendo transferido para expedição e seguindo para sua utilização na extrusão (fabricação) de perfis e demais peças.
Entendemos que cada operação de reciclagem possui suas particularidades, e por isso, oferecemos soluções personalizadas que se adaptam perfeitamente ao seu tipo de material, volume de produção e espaço disponível. Nossa longa trajetória é marcada pela qualidade dos nossos equipamentos e pelo compromisso com a satisfação dos nossos clientes em todas as regiões do país.
Estamos sempre prontos para melhor atendê-los.